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Teresa Palma Rodrigues

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“Mesa Póstuma”, instalação pictórica de Teresa Palma Rodrigues, têmpera de ovo sobre tela, 2011. Imagens do processo de execução e da vista da exposição.

“Neste trabalho, à semelhança de outros anteriores, a tela utilizada simultaneamente como suporte e como elemento pictórico. ‘Mesa Póstuma’ é uma instalação na qual a tela é usada como objecto sobre uma mesa, abandonando o carácter de mero ecrã de representação, propondo uma reflexão sobre a omnipresença da herança cultural do Ocidente e apropriando-se da própria História da Arte (sugerindo um paralelo entre a Arte e o Divino ou um questionamento acerca da presença e da ausência do mesmo).

Entre 1494  e 1498, Leonardo da Vinci executou aquela que é uma das grandes obras primas da História da Arte Ocidental e talvez uma das mais reproduzidas, a ‘Última Ceia’. Uma infinidade de imagens deste fresco aparece-nos em livros, enciclopédias, postais, calendários, sites e afins. Mesmo sem nunca ter estado no convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, o comum dos mortais será capaz de identificar a referida obra sem qualquer dificuldade.

‘Felizes os que acreditam sem terem visto’ (Jo 20, 29).

Em ‘Mesa Póstuma’, existe uma recriação da toalha de mesa da ceia de Leonardo da Vinci, feita através da pesquisa, reconstrução e apropriação dos seus elementos decorativos cristãos e orientalizantes. Alguns dos símbolos da renovação e da Ressurreição (como o pavão bebendo do cálice eucarístico ou a flor da amendoeira) surgem bordados (pintados) a azul na alva toalha (tela).

Os restos da refeição deixados sobre a mesa e as marcas das suas acções  ficam registadas. E repetem-se. Simbolicamente.”

Teresa Palma Rodrigues, 2011


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